domingo, 15 de maio de 2016

A história do lápis branco texto, interpretação e gramática aplicada (sílaba, tonicidade, dígrafos,. enc. cons., gênero do substantivo)

A história do lápis branco
                                                                               (Autor não identificado)
Era uma vez uma caixa de lápis de cor, mas o lápis branco era pouco usado. Como todos eram amigos, tentaram de tudo para consolar o lápis branco.
 
___Eu é que deveria estar triste, _diz o lápis azul _pois acabo muito depressa. Todos os desenhos têm um céu, e tu já viste um menino pintando um céu?
 
___De que adianta ter uma vida longa sem ser usado?  _ lamentava-se o lápis branco. Às vezes, acho que os meninos nem me vêm.
O lápis amarelo disse:
 
___ Acho que ainda não descobriste para que serves. Eu, por exemplo, sirvo para pintar o sol. Às vezes sirvo para pintar flores em desenhos de jardins.
___O amarelo tem razão – falou o lápis verde. – Eu também tenho a minha função, que é desenhar as árvores e os campos.
 
___Ah! Acho que já descobri qual é a tua função! – disse o lápis vermelho. – Tu podes clarear as outras cores! Quando tu me clareias passo a ser “cor-de-rosa”.
 
___É isso mesmo! – disse o lápis preto. – Nós dois fazemos a cor cinza.
___Os céus  são mais bonitos quando são de azul clarinho. – diz o azul.
 
___Muito obrigado amigos, agora sei que tal como vocês sou muito importante.




pinte o desenho após a realização das atividades propostas.
.
Responda de acordo com o texto:
a)    Qual o assunto do texto?
b)    Qual a queixa do lápis azul?
c)    Quem os lápis de cor queriam consolar?
d)    Por que o lápis branco descobriu que era importante?
Usando o dicionário, dê um significado para a palavra dada abaixo:
a)    Consolar:______________________________________________
b)    Jardim: _______________________________________________
c)    Campo: _______________________________________________
Separe as sílabas das palavras e classifique-as de acordo com o número:
palavra
separação
classificação
lápis
lá  -  pis
dissílaba
amarelo


vermelho


preto


branco


azul




No quadro abaixo, circule a palavra com dígrafo e sublinhe a com encontro consonantal depois as separe no quadro adequadamente:
preto  -  desenho  -  descobrir  -  flores  -  pintar  -  árvores  -  achar  -  depressa  - 

palavras com dígrafos
palavras com encontros consonantais









Classifique as palavras abaixo quanto à tonicidade silábica: oxítona, paroxítona ou proparoxítona
a)    História: _____________________________________
b)    Lápis: _______________________________________
c)    Pintar: _______________________________________
d)    Árvore: ______________________________________
e)    Também: _____________________________________
f)    Função: ______________________________________
g)    Amarelo: _____________________________________
h)    Azul:_________________________________________
i)     Vermelho: ____________________________________
Classifique os substantivos quanto ao gênero (masculino ou feminino):
a)    Lápis: ________________________________________
b)    Cor:__________________________________________
c)    Menino:_______________________________________
d)    Desenho:_____________________________________
e)    História: ______________________________________
f)    Árvore: ______________________________________
g)    Flor: _________________________________________
Dê pelo menos dois substantivos derivados, para cada substantivo primitivo apresentado abaixo:
a)    Arvore: _____________________________________
b)    Jardim: _____________________________________
c)    Lápis: _______________________________________
d)    Amigo: ______________________________________
Destaque os artigos no trecho  abaixo e classifique-os em definido ou indefinido:
“Era uma vez uma caixa de lápis de cor, mas o lápis branco era pouco usado. Como todos eram amigos tentaram de tudo para consolar o lápis branco”. 
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bom trabalho!

Flávia Inês Moroni Bartelli
professora/psicopedagoga

Estudar é o melhor caminho!








Nenhum comentário:

Postar um comentário